quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Batismo

SONETO DA FIDELIDADE
Vinícius de Morais
De tudo, meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor ( que tive ) :
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
--
------------
-
Sinal da cruz
É a identidade do Cristão. Traçada no peito e na testa significa que o batizando, pelo batismo, participa da morte libertadora de Jesus Cristo. Lembra a graça da redenção que Cristo nos proporcionou na cruz.
O óleo
Assim como o óleo penetra na pele da criança, Cristo penetra na vida da pessoa, em especial no seu coração (a unção é feita no peito), fortalecendo o ungido na luta contra o mal.
--

A vela
Acesa no círio pascal, significa que Cristo iluminou o batizado, que deverá ser “luz do mundo”. Simboliza a presença do Espírito na vida do batizando e a fé em Jesus ressuscitado. Acende-se uma nova luz, luz da graça, da fé, que deve ser conservada até o fim da vida pela vivência em Cristo. No batizado dos meus dois filhos nós usamos a mesma vela que foi usada no nosso casamento. A vela está guardada para que meus filhos possam usá-la no batizado dos nossos netos.

A veste branca
Expressa a pureza, a vida nova que recebemos no batismo e que agora vamos viver. Sinaliza que o batizado “vestiu-se de Cristo”, o que equivale a dizer que ressuscitou com Cristo.

A água
Simboliza purificação e vida nova. A água batismal nos lava do pecado original e nos torna filhos de Deus e membros da Igreja. A água é sinal da graça de Deus, que nos purifica totalmente.

O sal
Não mais usado hoje em dia, mas com significado muito bonito. Era costume, após a entrega da vela acessa, o Sacerdote colocar um pouquinho de sal na boca da criança. O sal representa o sabor com o qual o cristão deve temperar o mundo. O mundo necessita do sabor de Deus, e cada batizado tem a responsabilidade de ser “Sal da terra!”
--

2 comentários:

FÁBIO LUÍS STOER disse...

OLÁ AMIGA BLOGUEIRA

FICO FELIZ EM PERCEBER QUE AINDA EXISTEM HISTÓRIAS VERDADEIRAS E MUITO ABENÇOADAS COMO AS QUE EU PERCEBO EM CADA UMA DAS FOTOS QUE VOCÊ POSTA.
MUITO LEGAIS E ESPECIAISL
PARABÉNS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA.
EU PASSEI A SER SEGUIDOR DO SEU BLOG JUSTAMENTE POR ISSO.

E EU TAMBÉM, AGORA AGRADEÇO MUITO ESPECIALMENTE, PELO SEU COMENTÁRIO E PELA SUA GENEROSIDADE NO SEU COMENTÁRIO EM UMA DE MINHAS POSTAGENS.

ABRAÇO

FÁBIO LUÍS STOER

P.S.: VOLTAREI EVENTUALMENTE PARA VER TUDO ISSO QUE É TÃO IMPORTANTE PARA MINHA VIDA E PERCEBO QUE É PARA A SUA TAMBÉM.

Cidinha disse...

Nice, minha linda, que delicia receber tua visita!!! Batizado em familia, isto é muito significativo, e importante. Gostei demais das fotos, ficaram lindas.

beijinhos
Cidinha

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...