terça-feira, 8 de março de 2016

Dra Alessandra Morgado - Ortomolecular - Iodo - Solução de Lugol







Nota SS: Segundo especialistas, na fórmula do Lugol (Iodo 5%, iodeto de potássio 10% e água purificada QSP 85%), o iodo a ser utilizado deve ser o iodo inorgânico (o iodo orgânico é cancerígeno). Não quer ler? Veja vídeos de médicos explicando no final da postagem.

A Tintura de LugolLugol_30ml

Entre os inúmeros minerais e oligoelementos necessários ao organismo humano, o iodo desempenha um papel particularmente importante. O Dr. David Bronstein, um dos maiores peritos mundiais na área da tiroide e do iodo, considera que 95% da população sofre de deficiência de iodo.
O Uso da tintura de Lugol oferece assim, um meio eficaz, seguro e simples de compensar estas deficiências. O uso de suplementos iodados é, aliás, utilizada e reconhecida há mais de uma centena de anos.
O químico francês Jean Lugol deu o seu nome a um preparado de iodo (LUGOL a 5% = Iodo 5%, iodeto de potássio 10% e água purificada QSP 85%) explorado desde o século XIX, que visa tratar as disfunções da tiroide. Nos últimos anos, esta fórmula voltou a ganhar um interesse considerável, na sequência da descoberta das suas inúmeras propriedades.

Benefícios do Iodo
O iodo é necessário para garantir o bom desenvolvimento e metabolismo nos seres humanos. Alguns de seus benefícios incluem:
  • Taxas metabólicas: iodo influencia o funcionamento da glândula tireóide, auxiliando na produção de hormônios, que são diretamente responsáveis ​​por controlar a taxa metabólica básica.
  • Nível de energia: o Iodo também desempenha um papel importante em manter excelentes níveis de energia do corpo, garantindo uma ótima utilização de calorias, sem permitir que sejam depositadas como gorduras em excesso.
  • Unhas saudáveis, cabelos e dentes: Os benefícios de saúde de iodo incluem a formação da pele saudável e brilhante, dentes e cabelo. O iodo é um elemento importante no cuidado do cabelo, a falta deste mineral pode resultar em perda de cabelo. Além disso, ele também ajuda no crescimento do cabelo.
  • Na gravidez: O iodo auxilia a apoptose  e por isso é muito importante  na gravidez , pois o feto está sujeito a mais apoptose do que qualquer outra fase do desenvolvimento.
  • Sistema reprodutivo: O iodo ajuda no crescimento normal e na maturidade dos órgãos reprodutores. Uma quantidade suficiente de iodo em mulheres grávidas é essencial para evitar natimortos ou condições cognitivas como cretinismo dos bebês. Ele também garante a circulação adequada e ajuda no desenvolvimento da fala e da audição em bebês.
  • Doença fibrocística: o iodo pode reduzir significativamente as condições como a turgescência fibrose e a sensibilidade mamária  O Iodo age como um alívio para doenças fibrocísticas e é amplamente utilizado até mesmo em terapias.
  • Propriedades anti-câncer: Provavelmente, os benefícios de saúde mais importantes de iodo além da influência tireoidiana são as suas propriedades anti-câncer. Estudos têm demonstrado que as células cancerosas são reduzidas quando administrado iodo. Iodo garante a apoptose ou morte celular programada, que é essencial na formação de novos órgãos, bem como na remoção de células malignas e células doentes.
  • Iodo ajuda na desintoxicação do nosso organismo: remove substâncias químicas tóxicas, como chumbo, flúor, mercúrio, incluindo radioativo I-131, etc, além de toxinas biológicas e pode fortalecer o sistema imunológico. O iodo também evita a proliferação de bactérias nocivas no estômago.
  • Distúrbios da tireóide e Goitre: A deficiência de iodo é a causa básica da Goitre. Você pode consumir ovos, sal, alimentos do mar, produtos lácteos para facilitar a redução da deficiência de iodo, que funciona como uma cura para o aumento da glândula tireóide.
  • O iodo auxilia a função imunológica, destrói os patógenos, bolores, fungos, parasitas e malária. É anti-mucolítico (o que significa que reduz o muco e o catarro).
  • O iodo ajuda na diminuição do tecido cicatricial, formações quelóide,  e contraturas de Dupuytren e de Peyronie, que são condições hiper-cicatrizes.
O consumo excessivo de iodo de mais de 2.000 mg pode ser perigoso (muito difícil isso acontecer, uma vez que 2 gotas de Lugol a 5% possui aproximadamente 12,5 mg de iodo), especialmente em pessoas que sofrem de doenças renais ou tuberculose. Quando tomado em excesso pode resultar em câncer de tireóide papilar. As Mulheres grávidas e mães em amamentação devem ser cautelosas para não tomar mais iodo do que a dose prescrita.

Sintomas de deficiência
Deficiência de iodo pode ter efeitos graves. Os sintomas de deficiência de iodo incluem:
  • Dificuldade em emagrecer,
  • Ganho progressivo de peso mesmo comendo as mesmas coisas,
  • Tendência à tristeza e depressão,
  • Falta de memória,
  • Cansaço excessivo,
  • Sono fora de hora,
  • Confusão mental,
  • Fadiga,
  • Unhas fracas,
  • Cabelos com queda e quebradiços,
  • Dificuldade em engravidar,
  • Desânimo,
  • Excesso de frio,
  • Retardo mental,
  • Bócio,
  • Diminuição da fertilidade, 
  • Pele grossa,
  • Prisão de ventre,
  • entre outros muitos.
  • Ausência de suor é também um sinal patognomônico de escassez de Iodo e hipo função da tireoide. O contrário não tem valia, mas esta falta sim!
Em casos graves, o retardo mental pode ser associado a doenças como o cretinismo, caracterizado por graves malformações físicas. Segundo relatórios, a deficiência de iodo é uma das principais causas de retardo mental no mundo. Leia um depoimento médico a respeito – uma publicação completa!!! [clique aqui].

Teste da temperatura Basal: 
teste-temperaturaAo acordar sem levantar da cama, coloque o termômetro nas axilas , espere 8 minutos e anote a temperatura. Faça isto 5 dias e tire uma media. Se der abaixo de 36.6 graus talvez você tenha hipotiroidismo (ou subclínico, quando os exames de tsh+t3+t4 estão normais porém alguma coisa está impedido o melhor funcionamento no corpo). Mulher: Não tire as medidas de temperatura no período fértil ou se tiver tomando anticoncepcional, pois nesta fase a temperatura pode aumentar em até 1 grau celsius.
Quando a tiroide funciona apropriadamente, da queima de calorias 65% transforma-se em energia e 35%em calor. A tiroide governa a taxa metabólica basal, gerindo a velocidade que as células produzem energia e calor. Um sintoma clássico de hipotiroidismo é a intolerância ao frio. Ao contrário, um dos sintomas de hipertiroidismo é o calor excessivo acompanhado de sudação profusa. Temperaturas basais inferiores a 36.5º C refletem uma disfunção da tiroide. Claro que há outros fatores capazes de nos fazer baixar a temperatura corporal:
  • Má nutrição proteica;
  • Falta de nutrientes como complexo B, ácido málico, Q10, e magnésio;
  • Falta de ferro ou zinco;
  • Stress em excesso ;
  • Infecção vírica (gripe).
As pessoas com problemas da tiroide têm dificuldades com os extremos de temperatura, demasiado calor e excessivo frio! A capacidade para produzir calor com o exercício e o respectivo arrefecimento após ter parado é um bom teste da tiroide. O Outono é uma estação particularmente difícil para o humor dos que sofrem da tiroide, devido as diferenças de temperaturas que podem acontecer em curto intervalo de dias. O hormônio da tiroide ajusta-se automaticamente a cada 7 dias (semi-vida do hormônio). O hormônio (T4) tem que ser convertido nas células na sua forma ativa (T3) e os nutrientes que suportam esta conversão são vitais: selênio, l-tirosina, manganésio, iodo, B12, e zinco. O uso de Lugol a 5% – 2 gotas/dia – irá suprir a deficiência de iodo e auxiliar aumentar a temperatura basal, o nível de energia, o humor e auxiliar a regular o peso corporal.

Fontes importantes: 
O iodo está presente em grande quantidade em ambas as plantas e animais marinhos, incluindo crustáceos, peixes e algas que absorvem o iodo da água do mar (sardinha, atum enlatado, lagosta, ostras, mariscos, bacalhau, linguado, poleiro arenque, salmão, robalo e camarão).  As algas também contêm iodo. O Alho, feijão, acelga, abobrinha, sementes de gergelim, soja, nabo, espinafre são ricos em iodo. Sal iodado é outra importante fonte de iodo.

Precauções ao utilizar Lugol:
– Consulte um profissional de saúde antes de usar se tiver um problema sério de saúde.
– Use com sabedoria e sem excessos. Dê um descanso para seu corpo de tempos em tempos. E caso sua alimentação seja muito “rica” (alimentos orgânicos), água sem flúor e sem cloro (a água da cidade e comprada “quer” nos adoecer), higiene com pasta de dente sem flúor – Neste caso, consuma lugol em menor frequência, intercalando os dias.
– Não associar com doses fortes de cafeína devido a um possível efeito excitante;
– O iodo deve ser tomado no início do dia (antes 14:00 h), porque para alguns, pode dificultar a dormir.
– Se for suplementar Vitamina C (que alivia sintomas de detox – vide mais abaixo), recomenda que seja ingerido pelo menos duas horas após tomar o Lugol (pois a Vitamina C poderá auxiliar na transformação do iodo em iodeto, sendo que o corpo precisa das duas).
– Não exceder a dose diária recomendada;
– Não Utilizar se o produto mudar de cor;
– Muito mais interessante se for feito por um acompanhamento médico, mas como consta no final da postagem, existe uma IODOFOBIA MÉDICA. Um exemplo dessa iodofobia médica, é que após começar a usar Lugol o TSH (hormônio produzido pela hipófise) pode aumentar, então médicos inexperientes alegarão problemas quanto a isso, mas muito pelo contrário, o TSH deixa de ser parâmetro neste caso, pois indica que o Iodo está sendo aproveitado, indo para onde precisa no corpo. O TSH pode permanecer alterado por 6 meses, enquanto isso monitore os níveis T4, T3 e T3 Reverso (em alguns casos), os médicos mais indicados neste caso são os MÉDICOS ORTOMOLECULARES ouMÉDICOS NUTRÓLOGOS. 

Sugestão de uso:
 
lugol-1-200x300Cada caso deve ser avaliado separadamente por um profissional que entenda de LUGOL.
Contudo uma dose segura é duas gotas diluídas em um copo d’água 1 x por dia.
Tem médicos que recomendam tomar em jejum, mas também pode ser usado depois do café da manha, ou após se alimentar para evitar irritação e queimação estomacal em alguns casos.
Qualquer reação descontinue o uso e procure o profissional de saúde que indicou o produto para você para estudar o seu caso.

Fórmula do Lugol a 5%  para manipulaçãomanipulação
– Iodo ressublimado (Iodo Metaloide, iodo inorgânico) 50 mg
– Iodeto de potássio 100 mg
– água destilada q.s.p 1 ml

outra forma de mandar manipular:
5% de iodo inorgânico -I² diiodo (iodo metaloide, ressublimado)
10% de iodeto de potássio (KI)
85% de agua destilada q.s.p
Onde comprar Lugol: Peça para manipular numa farmácia de manipulação de confiança ou compre já pronto em lojas online, por exemplo: titofarma e biovidanatural.

REAÇÃO DETOX DEVIDO O USO DE LUGOL: 
A alergia ao lugol não é comum, mas pode ocorrer sintomas detox. Sintomas fadiga, febre, taquicardia, tosse, tontura, náuseas, dificuldade para respirar, gosto metalóide nos primeiros dias de uso, etc. Em cerca de 5% dos casos pode ocorrer reação Herxheimer devido a destoxicação do bromo, neste caso é só dar uma pausa ou tomar em dias intercalados ou diminuir a dose ou tomar caso persista, para diminuir os sintomas detox: meia colher (chá) de sal integral (não pode ser sal refinado comum) em um copo de água e vitamina C 1 grama 2 vezes ao dia – comprar vitamina C em comprimido de longa absorção (não usar vitamina c por efervescentes); .

O porquê do selênio na suplementação de iodo
2 castanhas do Para fornecem cerca de 200 micrograma de selênio.
  • O hormônio da tireoide T4 precisa de selênio para transformar em T3 (hormônio ativo), senão tiver selênio o T4 pode transformar em T3 reverso que é maléfico.
  • quantidades elevadas de iodo sem selênio induz à Tireoidite Auto Imune e bócio.
  • selênio + iodo reduz bócio e inflamação da glândula tireóide.
  • suplementação de selênio reduz TgAb que pode ser elevado por tomar iodo.
  • níveis de anticorpos TPOAb foram inversamente associados com os níveis de selênio (se você tiver nível alto de selênio, você tem anticorpos baixos e vice-versa).
  • selénio + iodo aumenta   as células imunitárias  reguladoras,  que impedem o desenvolvimento de doenças auto-imunes.
  • necessária para o  corpo produzir a glutationa peroxidase,  que  desintoxica  de pesticidas, mercúrio, cloro e brometo.
A análise da literatura médica é clara: o selênio além de iodo é a melhor combinação para a saúde da tireóide.Quando o iodo tem sido demonstrado em estudos para ser prejudicial para a tireóide, parece que a deficiência simultânea de selênio é o verdadeiro culpado.
Iodo no tratamento do Câncer (8 gotas ao dia de lugol a 5% / 50mg – fazer em conjunto o protocolo do iodo)
Segundo o Dr. David de Derry, “… a capacidade de iodo para desencadear a morte celular natural (apoptose) o torna eficaz contra todas as lesões pré-cancerosas de pele – e provavelmente muitas lesões cancerosas.Nos casos em que se tem o CA com metástases, qualquer que seja ele os níveis altos de Iodo e iodeto faz produzir uma substância chamada iodo lactona que é apoptótica ( induz a morte celular as células que perderam esta propriedade como as tais metastáticas).
Se o paciente já está em tratamento oncológico, além do Iodo a 5% deve – se administrar a vitamina C de longa duração/absorção (em comprimidos – não recomenda o uso de efervescentes).
Em 1996, Giani, et al relataram uma associação significativa de câncer de mama com a tireoidite de Hashimoto. Quando 100 pacientes consecutivos com câncer de mama foram comparados com 100 pacientes do grupo de controle, a tireoidite de Hashimoto estava presente em 2% do grupo controle em comparação com 13,7% no grupo com câncer de mama. O Bócio simples, um sinal de deficiência de iodo, estava presente em 11% do grupo de controles em comparação com 27,4% dos pacientes com câncer de mama.
Contra as doenças fibrocísticas: Deve-se, contudo, ao Dr. Jonathan V. Wright o mérito de ter aprofundado as novas aplicações desta solução de iodo – iodeto. Demonstrou, em particular, que a formação de quistos da mama na mulher (doença fibrocística) atingia mais de 50% das mulheres menopáusicas ou na pré menopausa e que um tratamento à base de solução de Lugol, durante três a seis meses, à razão de apenas 9 gotas diárias em média, poderia erradicar estas fibroses císticas, sem originar a interrupção do funcionamento da tireóide.

Iodo no Corpo
O corpo inteiro 1500mg
A tereóide contém apenas 50mg de iodo.
20% do iodo no corpo está na pele
32% nos músculos
35% no tecido adiposo

Tendências do iodo a se acumular:
tireóide, mamas, ovários, próstata (tecidos glandulares)

Toda célula no corpo utiliza iodo (glóbulos brancos necessitam iodo para promover defesa contra infecção)
Quando o paciente está sendo suplementado com hormônio tireoidiano, ele precisa mais ainda de iodo.
A habilidade de suar é controlado pelo iodo, então quem não transpira deve suplementar com lugol, pois muitos anos sem suar pode vir a ocasionar um câncer de pele.

IODO E DIABETES

diabetes
“Os médicos, que prescrevem terapia de alta dose de iodo para outras doenças, tais como câncer de mama, estão descobrindo que o iodo pode diminuir insulina e exigências orais de drogas anti-diabéticos em seus pacientes diabéticos, às vezes ao ponto de não precisar de qualquer medicação anti-diabética. O iodo é necessário para o adequado metabolismo da glicose e para prevenir as complicações cardiovasculares da diabetes.Dr. Michael Donaldson diz: “O iodo estabiliza o ritmo do coração, reduz o colesterol sérico, reduz a pressão arterial, e é conhecido por fazer o sangue mais fino, bem como, a julgar pelos tempos de coagulação mais longo visto pelos médicos. O iodo é não só bom para o sistema cardiovascular, é vital. Suficiência em iodo é necessária para uma batida de coração rítmica estável. Iodo, direta ou indiretamente, pode normalizar os níveis de colesterol no sangue e normalizar a pressão arterial.Iodo se liga aos receptores de insulina e melhora o metabolismo da glicose, o que é uma boa notícia para as pessoas com diabetes.Iodo e alimentos ricos em iodo têm sido muito utilizados como um tratamento para a hipertensão e doenças cardiovasculares; Ainda, estudos modernos randomizados examinando os efeitos de iodo na doença cardiovascular não foram realizados. “[1]http://drsircus.com/medicine/how-to-treat-and-prevent-diabetes .
O iodo (solução de LUGOL) e a saúde da mamacancerdemamaglo
As mulheres japonesas têm baixas taxas de cancro de mama e consomem altos níveis de iodo. Esta observação levou à teoria de que os níveis de iodo na dieta japonesa, rica em algas e alimentos provenientes do mar, oferecem proteção contra o cancro de mama e outras doenças da mama.
Os defensores dessa teoria perceberam que atualmente uma em cada sete mulheres americanas (quase 15 por cento) irá desenvolver cancro de mama durante a sua vida.
A correlação da deficiência de iodo com cancro de mama é reforçado por relatos na literatura científica. Mulheres com história de cancro de mama são quase três vezes mais propensas a desenvolver cancro de tiroide do que as mulheres sem essa história, e há uma correlação geográfica entre a incidência de cancro de mama e bócio.
Estudos demográficos mostram que uma alta ingestão de iodo é associada a uma baixa incidência de cancro de mama, e uma baixa ingestão com uma alta incidência de cancro de mama.
Em 1966, pesquisadores russos revelaram que o iodo aliviou eficazmente os sinais e sintomas da doença fibrocística da mama. Setenta e um por cento de 167 mulheres que sofriam de doença fibrocística experimentaram um efeito benéfico de cura.
Um estudo canadense de 1993 considerou igualmente que o iodo alivia sinais e sintomas da doença fibrocística da mama em 70 por cento dos pacientes. Este relatório é composto de três estudos clínicos, duas séries de acompanhamento realizadas no Canadá com 696 mulheres tratadas com vários tipos de iodo, e um em Seattle.
Este relatório de 36 páginas, foi submetido ao Food and Drug Administration (FDA) em 1995, buscando a aprovação da agência para realizar um grande ensaio clínico randomizado controlado com iodo para tratar doença fibrocística da mama. FDA se recusou a aprovar o estudo, porque “o iodo é uma substância natural, e não uma droga.” Mas o FDA decidiu recentemente aprovar um estudo semelhante patrocinado pela Symbollon Pharmaceuticals.
http://solucaoperfeita.com/magnesio/category/tintura-de-lugol

Fotos do Google

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...