segunda-feira, 14 de setembro de 2009

"As duas Jóias"


“As duas jóias” - Lenda árabe.

Narra uma antiga lenda árabe, que um rabino, religioso dedicado,vivia muito feliz com sua família.Esposa admirável e dois filhos queridos.Certa vez, por imperativos da religião, o rabino empreendeu longa viagem ausentando-se do lar por vários dias.No período em que estava ausente, um grave acidente provocou a morte dos dois filhos amados.A mãezinha o coração dilacerado de dor. No entanto, por ser uma mulher forte, sustentada pela fé e pela confiança em Deus, suportou o choque com bravura.Todavia, uma preocupação lhe vinha à mente: como dar ao esposo a triste notícia? Sabendo-o portador de insuficiência cardíaca, temia que não suportasse tamanha tristeza.Lembrou-se de fazer uma prece. Rogou a Deus auxílio para resolver a difícil questão. Alguns dias depois, num final de tarde, o rabino retornou ao lar.Abraçou longamente a esposa e perguntou pelos filhos…Ela pediu para que não se preocupasse. Que tomasse seu banho e logo ela lhe falaria sobre os moços.Alguns minutos depois, estavam ambos sentados à mesa. Ela lhe perguntou sobre a viagem e logo ele perguntou novamente pelos filhos.A esposa, numa atitude um tanto embaraçada, respondeu ao marido:-Deixe os filhos; primeiro quero que me ajude a resolver um problema que considero grave.O marido, já um pouco preocupado perguntou:- O que aconteceu? Notei você abatida! Fale!Resolveremos juntos com a ajuda de Deus.-Enquanto você esteve ausente, um amigo nosso visitou-me e deixou duas jóias de valor incalculável, para que as guardasse. jóias muito preciosas! Jamais vi algo tão belo! O problema é esse! Ele vem buscá-las e eu não estou disposta a devolvê-las, pois já me afeiçoei a elas. O que você me diz?-Ora mulher! Não estou entendendo o seu comportamento! Você nunca cultivou vaidades!…Por que isso agora?-É que nunca havia visto jóias assim! São maravilhosas!-Podem até ser, mas não lhes pertence! Terá que devolvê-las.-Mas eu não consigo aceitar a idéia de perdê-las!E o rabino respondeu com firmeza: ninguém perde o que não possui. Retê-las equivaleria a roubo!-Vamos devolvê-las, eu a ajudarei. Faremos isso juntos, hoje mesmo.-Pois bem, meu querido, seja feita a sua vontade.O tesouro será devolvido. Na verdade, isso já foi feito.As jóias preciosas eram nossos filhos.-Deus os confiou à nossa guarda, e durante a sua viagem veio buscá-las.Eles se foram…O rabino compreendeu a mensagem. Abraçou a esposa, e juntos, derramaram muitas lágrimas.

Extraído do livro “Quem tem medo da morte”

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...