terça-feira, 27 de outubro de 2009

Cidade de Burano - Ítalia

---
Gente eu não resiti recebi está mensagem da Jú minha irmã
e são tantas cores.Que me apaixonei...
Começei a pensar se pintasemos as nossas vilas (antigas Favelas),
com estas cores será que não mudariamos o nosso olhar?
É para se pensar. BJS, Nice.
--
Burano é um característico centro de pescas, construída sobre quatro pequenas ilhas da laguna coligadas entre elas por meio de pontes.Uma das características principais da ilha è a diversidade de colores das casas: uma tradição que nasceu, talvez, como reação ao clima úmido, invernal, com a frequente presença da neblina que se distingue nesses lugares lagunares.
Além da atividade da pesca, e, naturalmente aquela do turismo, a econômia da ilha é ligada sobretudo a uma antiga tradição que é a arte do rendilhado. Esta atividade nasceu no século XVI e levou o nome de Burano em todas as maiores coleções da Europa. Esta, è uma arte que se transmite com técnicas sábias e complexas: para evitar a perda de tanta sabedoria artesanal, foi fundada uma escola do rendilhado que tem como sede o Palazzo del Podestà.O nome Burano é ligado também a dois monumentos artísticos: um antigo e outro do período de 1900.A ilha deu as boas vindas a Baldassare Galuppi em 1706, notável músico da fase de 1700: a sua carreira o trouxe primeiro a Veneza, como maestro da Capela de S. Marco, e depois até Pietroburgo na corte de Caterina II. A sua fama è também ligada à fértil colaboração com Carlo Goldoni, que transformou em músina uns vinte livros.Um outro fator cultural ligado à ilha foi a fundação da conhecida Scuola di Burano: com este termo se faz referimento a uma fase especialmente próspera da pintura veneziana do início de 1900. A sociedade deste grupo de pintores inicia-se em 1910 pela vontade de rivalizar com a escola pictórica francesa de 1800, de Barizon e de Pont- Aven. Entre os artistas que fizeram parte da iniciativa desta escola foram Gino Rossi, Umberto Moggioli, Pio Semeghini e em geral os artistas que trabalhavam no âmbito das mostras de Ca’ Pesaro. O estile adotado por estes artistas foram o uso moderno das cores, a fim de eliminar qualquer traço de sentimentalismo, uma atenciosa pesquisa a fim de transmitir uma paisagem no modo mais objetivo, simples.O intinerário ao lungo da ilha compreenderá a rua principal, mas não deixem de se perder pela “calle”, pelos pórticos, à descoberta de perspectivas e panoramas lagunares inéditos, considerando a pequena realidade dos artesãos que povoam a ilha.
A rua maior é a via Baldassarre Galoppi
Na praça principal se avista:

--

O antigo Palazzo del Podestà A Igreja di S. Martino, construção de 1500 com planta a cruz latina, com três naves e teto em arco. Na sacristia um grupo importante de quadros entre os quais uma Crussificação feito por Tiepolo. De Burano è possível embarcar-se para uma visita à mística ilha de S. Francesco del Deserto:
um real oási lagunar.

2 comentários:

Fátima disse...

Adorei todo esse colorido também Nice, as cidades ficariam com certeza mais vivas, mais convidativas! Na Noruega as casas também são todas pintadas com cores vivas, inclusive os telhados. Vamos sair da mesmice, não é mesmo?! beijos. :))))

Minha Casa - meu corpo disse...

Fátima eu estudo um pouco de permacultura(vida mais natural, sem agrotóxico, reaproveitamento de lixo, teto verde, tratamento de esgoto, aquecimento solar, aproveitamento de água de chuva,etc). Já pensou as casas das vilas pintadas de diversas cores e com teto verde. Que lindo. . .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...