sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cosméticos Naturais

Imagem do Google


Banho Perfumado
Da família dos cítricos, a tangerina contém vitaminas A, B1, B2 e, principalmente C. É uma fruta diurética e digestiva. Como o limão e a laranja, também pode manchar a pele. Por isso, retire muito bem qualquer
cosmético preparado com a fruta antes de se expor ao sol.
Ingredientes:
3 tangerinas, 2 litros de água.
COMO FAZER: ferva as frutas na água, coe e dilua o preparado na água morna do banho. Esta prática só é possível em banheiras ou ofurôs, senão o aroma fica muito forte.

Creme Nutritivo
A uva seja ela, preta, clara, rosada ou verde é digestiva e diurética. Para as adeptas dos óleos pós-banho, ode uva (industrializado) faz maravilhas na pele seca, já que tem maior poder hidratante. As versões caseiras também são eficientes.
Ingredientes:
100 g de uvas verdes, água, farinha de amêndoas, 1 colher (chá) de óleo de amêndoas.
COMO APLICAR: amasse as uvas e acrescente água até formar uma papa. Leve ao fogo por 5 minutos. Quando a mistura estiver morna, adicione a farinha e o óleo de amêndoas e misture bem. Aplique o creme sobre o rosto por 10 a 15 minutos e retire com água fria.

(As receitas acima foram elaboradas por Flávia Lippi, apresentadora do programa Repórter Eco, da TV Cultura de São Paulo e são totalmente naturais).

Receitas de Máscaras para tirar manchas do rosto :
Máscara de mel e amêndoas – remover manchas do rosto
Ingredientes :

- 1 colher (sopa) de mel- 3 colheres (sopa) de óleo de amêndoas doce- 1/2 xícara (chá) de alecrim (pode-se usar a erva seca ou em saquinho)- argila verde (quantidade suficiente para dar uma boa consistência à mistura)

Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes e aplique sobre a pele. Deixe agir por 20 minutos e enxague com água corrente.Máscara de pepino – clarear manchas do rostoIngredientes:- 1 pepino- 1 xícara (chá) de leite de rosas- 2 clarasModo de fazer:Bata as claras em neve. Misture com o pepino e o leite de rosas. Coe a mistura e aplique sobre a pele, deixe agir por 20 minutos. Lave bem o rosto para remover a máscara. Máscara de mamão com alecrim – para acabar com as manchas no rosto Ingredientes:- 1 copo de iogurte desnatado (sem sabor)- 1 colher (sopa) de aveia em pó- 1 colher (sopa) de polpa de mamão papaia passada na peneira- folhas frescas de alecrimModo de fazer:Misture a aveia em pó, a polpa de mamão e o iogurte. Aplique uma camada homogênea e cubra a pele com as folhas de alecrim. Retire a máscara depois de 20 minutos, enxaguando bem o rosto com água fria.

Hidratação caseira para cabelos

"Todas as receitas foram testadas e não contêm ingredientes danosos. Porém, se a pessoa tiver sensibilidade alimentar ou a cosméticos, deve fazer um teste no antebraço e aguardar 24 horas antes de aplicar a fórmula", alerta a especialista.
Antes de preparar as receitas, é preciso montar um "sachet" para colocar a máscara nos cabelos. "Se colocar diretamente sobre os fios, vai ficar difícil de remover, pois alguns ingredientes triturados podem ficar incrustados na fibra capilar", justifica Sonia.
Para fazer esse sachet, é preciso pegar um saquinho de tecido fino, de trama bem larga, com 25 x 25 centímetros, e deixar uma abertura pequena para adicionar a fórmula. "Depois, é só colocar sobre a cabeça e envolver em uma toalha de algodão para facilitar a absorção", conta a engenheira.
Preparou o sachet? Agora procure a receita mais indicada para o seu cabelo e mãos à obra!

Cabelos Normais - Precisam manter o brilho e a vitalidade:

1- Cenoura com babosa
Corte quatro folhas de babosa ao meio e retire a mucilagem. Em seguida, rale uma cenoura média e junte ao mucílago de babosa, preparando uma pasta homogênea. Depois, basta espremer o líquido excedente, colocar a mistura no "sachet" e aplicar nos cabelos.
2- Iogurte com manga
Bata no liquidificador um copo de iogurte integral sem sabor e ½ manga rosa grande. Acrescente uma colher (café) de óleo de girassol, esprema o líquido excedente, coloque no "sachet" e aplique nos fios.
Cabelos Oleosos - É necessário controlar a secreção sebácea.
1- Espinafre com Alecrim
Bata no liquidificador um maço de espinafres cozido, com dois galhos de alecrim. Depois, esprema o excesso de líquido, coloque o produto no "sachet" e faça a aplicação nas madeixas.
2- Clara de ovo e casca de tangerina
Bata duas claras em neve, adicione as cascas de uma tangerina pequena ralada, esprema o líquido excedente, introduza no "sachet" e aplique nos cabelos.

Cabelos Secos - Exigem lubrificação intensiva.
1- Girassol com bananas
Bata no liquidificador uma colher (sopa) de óleo de girassol com duas bananas nanicas maduras. Em seguida, coloque a mistura no "sachet" e aplique.
2- Nozes e leite de coco
Passe pelo processador 1/2 xícara de nozes, acrescente ½ xícara de leite de coco e forme uma pasta. Coloque no "sachet" e aplique.
Permaneça com a máscara nos cabelos por cerca de 20 minutos.
Retirado do blog:
http://clafilhasdalua.blogspot.com/

Cosméticos Naturais

Imagem do Google


Máscara para Pele Mista
O abacaxi tem boa quantidade de vitaminas, usado diretamente na pele, é excelente no tratamento da oleosidade.
Ingredientes:
1 folha de gelatina branca, 1 xícara de água, 2 rodelas de abacaxi.
COMO APLICAR: bata o abacaxi no liquidificador. Dissolva a gelatina na água fria e depois leve ao fogo. Acrescente o abacaxi, deixe esfriar e aplique a máscara no T central do rosto (testa, nariz e queixo), onde é mais oleoso.
Deixe agir por 15 minutos sobre a pele limpa e retire com água fria.
Tônico para Pele
A laranja usada na pele, tem ação cicatrizante. Mas sempre que aplicar o suco de laranja na pele, lave-a muito bem antes de se expor ao sol.
Ingredientes:
1 laranja, 1/2 litro de água.
COMO FAZER: coloque para ferver, Tampe e deixe repousar. Coe e, depois de frio, guarde em um vidro. Use todos os dias embebendo um chumaço de algodão para limpar a pele.
Máscara Clareadora e Amaciante
O mamão como cosmético caseiro, a polpa da fruta deixa a pele mais macia.
Ingredientes:
1/2 mamão maduro, 1 colher (sopa) de mel.
COMO APLICAR: amasse o mamão e acrescente o mel até formar uma papa. Aplique sobre o rosto limpo por 15 minutos e retire com água fria.
Máscara Descongestionante
Ingredientes:
1 maçã, 1 colher (sopa) de fécula de batata, 1 colher (sopa) de iogurte.
COMO APLICAR: rale a maçã e misture aos outros ingredientes batendo até formar um creme. Aplique na pele limpa do rosto protegendo a área dos olhos.
Após 15 minutos, retire com água fria.
Máscara para Olhos Cansados
O melão é um ingrediente eficiente nos tratamentos estéticos.
Ingredientes:
1 fatia de melão
COMO APLICAR: esmague a polpa até formar um purê. Aplique em volta dos olhos sobre uma gaze e deixe agir por 15 minutos. Retire a máscara e lave o rosto com água fria.
Máscara Nutritiva para o Rosto
O pêssego é muito nutritivo, e excelente para nutrir a pele.
Ingredientes:
1 pêssego, 1 gema, 1 colher (sopa) de gérmen de trigo.
COMO APLICAR: amasse a polpa, acrescente a gema e o gérmen. Misture bem os ingredientes. Aplique direto no rosto por 15 minutos e depois retire com água fria.
Máscara Refrescante
A pêra além de saborosa e com boas doses de vitaminas, também melhora a aparência da pele.
Ingredientes:
1 pêra, 1 colher (sopa) de mel, 1 colher (sopa) de fécula de batata.
COMO APLICAR: descasque a pêra, corte em fatias e amasse. Misture o mel e a fécula de batata. Aplique a máscara sobre o rosto e deixe descansar por 15 minutos. Em seguida enxágüe com água fria.

Cosméticos Naturais

Imagem do Google



Tratamentos para Mãos Ásperas
O abacate é uma das frutas mais ricas em proteínas e vitaminas, com destaque para a A e as do complexo B. Seus óleos, quando usados na forma de cosméticos, são importantes contra o ressecamento da pele e do cabelo.
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de abacate amassados, 1 colher (sopa) de mel.
COMO APLICAR: misture bem os ingredientes e massageie as mãos por 5 minutos.
Lave em seguida com água morna e use um creme hidratante. O tratamento deve ser feito 2 vezes por semana.


Infusão para os Pés
O caju tem alta concentração de vitamina C (219 mg em 100 g). A infusão da polpa pode ser um "santo-remédio" para os pés.
Ingredientes:
1 caju, 1 copo (300 ml) de água.
COMO FAZER: ferva o caju em pedaços na água. Coe e acrescente mais um litro de água morna. Mergulhe os pés na infusão até que ela esfrie. Este tratamento age no combate a fungos e frieiras.

Peeling Corporal
A amêndoa é rica em potássio. Tem proteína e bastante gordura. O seu óleo pode ser transformado num ótimo cosmético para pele seca. Já na forma de farinha, a amêndoa é um excelente esfoliante.
Ingredientes:
uma porção de amêndoa moída.
COMO APLICAR: após o banho, com o corpo úmido, aplique uma pequena quantidade massageando com as mãos até obter uma leve abrasão. A farinha vai produzir um óleo natural que age como veículo e umectante. Tome em seguida uma ducha de água morna e use um hidratante.

Cosméticos Naturais





Algumas receitas de cosméticos naturais:
*Limpeza de pele
(remove impurezas)
2 colheres (sopa) de flocos de aveia
Mel puro (suficiente para espalhar por todo o rosto)
1 pacote de gaze
Sobreponha três pedaços de gaze e coloque a aveia no centro. Junte as pontas do tecido, formando uma trouxinha bem firme. Em seguida, molhe a trouxinha em água morna e passe-a suavemente no rosto, pescoço e colo, durante cinco minutos. Lave a pele com água e, em seguida, espalhe um pouco de mel deixando agir por 15 minutos. Por fim, lave a pele com água.

*Óleo de casca de abacate
(hidrata a pele do rosto)
Casca de 1 abacate-manteiga
A casca do abacate-manteiga possui um precioso óleo. Faça uma leve massagem no rosto com a parte interna da casca. Deixe agir por 15 minutos. Se for deitar, deixe o óleo na pele. Se não, lave o rosto com água, sem esfregar até remover todo o produto.
*http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mulher-cosmeticos-caseiros/*
Hidratação para Pele Oleosa
Existem vários tipos de ameixa, mas a seca (de sabor adocicado) e a vermelha (levemente ácida) são as mais conhecidas. Rica em pró-vitamina A e açúcares, a ameixa também possui substâncias que aplicadas sobre a pele, têm poder adstringente e emoliente.

Ingredientes:
1 ameixa seca média, 1 colher (sopa) de mel.
COMO APLICAR: bata os ingredientes no liquidificador e espalhe sobre a pele.
Relaxe com a máscara no rosto por 15 minutos. Retire com água fria.
Tratamentos de Espinhas
A amora silvestre de sabor ácido doce contém várias vitaminas, mas destaca-se por uma boa quantidade de potássio. Tem ação diurética e digestiva, além de servir como adstringente quando usada na pele.

Ingredientes:
1/2 xícara de amoras maduras e uma porção de leite que cubra as frutas.
COMO APLICAR: cozinhe as amoras no leite por 10 minutos, deixe esfriar.
Cubra o rosto com uma gaze e sobreponha a papa de amoras protegendo a região dos olhos. Retire com água fria após 15 minutos.

terça-feira, 26 de julho de 2011

O Ritual do Fogo


Nice Baêta

Meus queridos.
Hoje enquanto procurava uns papeis que desapareceram no meio da minha bagunça.
Decidi fazer uma pajelança.
Me senti como uma feiticeira
Peguei notas antigas, duas agendas uma de 2006 outra de 2008, contas, recibos,
Milhares de papeis, rascunhos, esboços, muitos cálculos, cadernos amarelados, receitas, cartas, planos...
Minha gente como guardamos coisas...
Lembranças umas boas outras ruins...
Acho que até que há uma certa dose de nostalgia nisto.
Mas é chegada a hora de aliviar o fardo.
Abrir para novas idéias e desentulhar o coração e as gavetas.
Que venha o novo.
Que venha o desapego...
Queimei tudo...
Revirei as cinzas...
Depois que estavam frias...
Transformei em adubo...
Adubo de lembranças.

Mudanças
Vanusa
Composição: Vanusa e Sérgio Sá
Hoje eu vou mudar
Vasculhar minhas gavetas
Jogar fora sentimentos
E ressentimentos tolos.

Fazer limpeza no armário
Retirar traças e teias
E angústias da minha mente
Parar de sofrer
Por coisas tão pequeninas
Deixar de ser menina
Pra ser mulher!

Hoje eu vou mudar
Por na balança a coragem
Me entregar no que acredito
Pra ser o que sou sem medo.

Dançar e cantar por hábito
E não ter cantos escuros
Pra guardar os meus segredos
Parar de dizer:

"Não tenho tempo pra vida
Que grita dentro de mim
Me libertar!"

(DECLAMANDO)

Hoje eu vou mudar
Sair de dentro de mim
E não usar somente o coração
Parar de cobrar os fracassos
Soltar os laços
E prender as amarras da razão!

Voar livre
Com todos os meus defeitos
Pra que eu possa libertar
Os meus direitos
E não cobrar dessa vida
Nem rumos e nem decisões!

Hoje eu preciso
e vou mudar
Dividir no tempo
E somar no vento
Todas as coisas
Que um dia sonhei
conquistar,

Porque sou mulher
Como qualquer uma
Com dúvidas e soluções
Com erros e acertos
Amor e desamor.

Suave como a gaivota
E ferina como a leoa
Tranqüila e pacificadora
Mas ao mesmo tempo
Irreverente e revolucionária!

Feliz e infeliz
Realista e sonhadora
Submissa por condição
Mas independente por opinião,

Porque sou mulher
Com todas as incoerências
Que fazem de nós
Um forte sexo fraco!

(CANTANDO)

Hoje eu vou mudar
Vasculhar minhas gavetas
Jogar fora sentimentos
E ressentimentos tolos.

Fazer limpeza no armário
Retirar traças e teias
E angústias da minha mente
Parar de sofrer
Por coisas tão pequeninas
Deixar de ser menina
Pra ser mulher!

Eu vou mudar!
Eu vou mudar!
Eu vou mudar pra valer!

Eu vou mudar!
Eu vou mudar!
Eu preciso!
Eu preciso mudar!



Esta foto foi tirada na Região do Baêta,

próximo a região de Carandaí e Barbacena - MG.

Esta epóca eu ainda não fazia Rituais de Purificação.

Vivencias de um Pé de Jabuticabas


Com Açúcar e Com Afeto 
Vivencias de um Pé de Jabuticabas
(Geléia de Jabuticaba)



Época de Férias...
De casa da Vó Constança...
Tempo de jabuticaba... De Geléia...
De ouvir e imaginar muitas Histórias.
A criançada chegava correndo feito bando de andorinhas...


-A Brasília garrou no atoleiro perto boqueirão...
-A mãe ta toda elaminada com o Fernando nos braços.
E lá se vai o tio Tamiro com a junta de bois puxar o carro.
Quando finalmente estiava. As jabuticabas já estavam no ponto.


A avó e os netos subiam no pé de jabuticaba.
Chupavam muitas...
Riam muito...
Mais riam do que chupavam...


Ela contava histórias de assombração...
De escravos que arrastavam correntes...
Dizia que criança que mexe com fogo mija na cama.
-E mija mesmo... Disto eu sou testemunha.


Dizia pra gente não andar perto da terra de arroz...
Dentro da propriedade do senhor Modesto.
Porque ele tinha parte com o coisa ruim.
E estava chocando um filhote de baixo do sovaco.


A gente ia escondido na esperança de ver...
Um dia fui pescar escondido e quase fui mordida por uma cascavel.
Mas dei um pulo de banda e raspei a cabeça da bicha.
Fiz o sinal da cruz e sai correndo.
Devia ser um dos guardas do capeta.


E claro que não falei nada.
Minha vó também gostava do pé de marmelo apesar
dele não dar muito fruto.


De tardinha escolhia as jabuticabas,
lavava, espremia, coava na pereira de palha.
Colocava no tacho de cobre antes lavado com limão e sal, pra tirar o sinabre.
Colocava açúcar e fervia.
Mexia e era só uma questão de tempo.
Enquanto esperava pegar o ponto.


Enquanto isto ela cantava lindas canções.
As minhas preferidas eram estas:


Ai eu entrei na roda... Eu entrei na roda dança
Eu não sei como se dança... Eu não sei dançar
Sete e sete são quatorze... Com mais sete vinte-e-um
Tenho sete namorados
E não gosto de nenhum.
* * *
Se essa rua fosse minha
Eu mandava
Eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas
Com pedrinhas de brilhante
Só pra ver
Só pro meu amor passar


Nessa rua
Nessa rua tem um bosque
Que se chama
Que se chama solidão
Dentro dele
Dentro dele mora um anjo
Que roubou
Que roubou meu coração


Se eu roubei
Se eu roubei teu coração
Tu roubaste
Tu roubaste o meu também
Se eu roubei
Se eu roubei teu coração
Foi porque
Só porque te quero bem.


Hoje não existem mais pés de jabuticabas e o tacho de cobre furou...
Quando a saudade dói e eu quero me lembrar de você vó.
Às vezes me arisco a fazer a geléia...
Nunca vai sair como a sua.
Eu não sei como cantar as canções como você cantava,
Não sei falar de mula sem cabeça com tanta propriedade...
Não sei como se pega um saci.
Mas quando o doce fica pronto...
Eu consigo sentir na boca o paladar do seu doce.
Como se você estivesse ali do meu lado.


Beijos de sua neta que morre de saudades...
Mas um dia vai te encontrar...
Em algum tempo...
Em algum lugar...

Obrigada à equipe do programa, porque através desta história em consegui reencontrar com minha avó.
No tempo da escrita, através das lembranças...
No lugar do coração...
Hoje aqui em casa ainda resta um pé de jabuticaba filhote do da fazenda.

Carlos Drummond de Andrade


Imagens do Google

Casa Arrumada
(1902-1987)
Casa arrumada é assim:
Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa
entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um
cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os
móveis, afofando as almofadas...
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:
Aqui tem vida...
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras
e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições
fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,
passaporte e vela de aniversário, tudo junto...
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, filhos...
Netos, pros vizinhos...
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca
ou namora a qualquer hora do dia.
Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.
Arrume a sua casa todos os dias...
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...
E reconhecer nela o seu lugar.

domingo, 24 de julho de 2011

Amy Winehouse - You Know l'm No Good

O Adeus Amy Winehouse



Fotos do Google

Poderia também ser Amy... cava a própria cova... Mas gosto de pensar que cavamos a própria sorte...Atráves das escolhas que fazemos no decorrer da nossa vida... Todo ato ou atitude tem consequencias. Se cavamos em busca de ouro ou em busca de cova. Cada um escolhe o seu caminho. Quem falou que viver é fácil? Viver e assumir riscos...

Fica o registro de uma voz maravilhosa e uma personalidade intensa e pertubada.Saudade da diva pop.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Aniversário do Pai


Estamos comemorando o aniversário do meu pai e os dois anos de sucesso tratamento do câncer da minha mãe. Estamos vencendo está Guerra.

--------
Pai
Fábio Jr.
Composição: Fábio Jr.
Pai!
Pode ser que daqui a algum tempo
Haja tempo prá gente ser mais
Muito mais que dois grandes amigos
Pai e filho talvez...

Pai!
Pode ser que daí você sinta
Qualquer coisa entre
Esses vinte ou trinta
Longos anos em busca de paz...

Pai!
Pode crer, eu tô bem
Eu vou indo
Tô tentando, vivendo e pedindo
Com loucura prá você renascer...

Pai!
Eu não faço questão de ser tudo
Só não quero e não vou ficar mudo
Prá falar de amor
Prá você...

Pai!
Senta aqui que o jantar tá na mesa
Fala um pouco tua voz tá tão presa
Nos ensine esse jogo da vida
Onde a vida só paga prá ver...

Pai!
Me perdoa essa insegurança
É que eu não sou mais
Aquela criança
Que um dia morrendo de medo
Nos teus braços você fez segredo
Nos teus passos você foi mais eu...

Pai!
Eu cresci e não houve outro jeito
Quero só recostar no teu peito
Prá pedir prá você ir lá em casa
E brincar de vovô com meu filho
No tapete da sala de estar
Ah! Ah! Ah!...

Pai!
Você foi meu herói meu bandido
Hoje é mais
Muito mais que um amigo
Nem você nem ninguém tá sozinho
Você faz parte desse caminho
Que hoje eu sigo em paz
Pai! Paz!...

--
Bolo de morango com cobertura de chocolate

Ingredientes
4 ovos, claras e gemas separadas
4 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de açúcar
1 ½ xícara (chá) de amido de milho (Maizena)
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de leite
1 pitada de sal
1 caixinha de morangos
1 xícara (chá) de açúcar cristal

Cobertura
200 g de chocolate ao leite em barra
1 caixinha longa vida de creme de leite
Morangos para decorar
Modo de fazer:
1. Na batedeira, bata as claras em neve com uma pitada de sal e reserve.
2. Lave a batedeira e use-a novamente para bater a manteiga com o
açúcar e as gemas até a mistura ficar cremosa.
3. Acrescente o amido de milho peneirado com a farinha de trigo e o
fermento, alternando com o leite. Por último, misture as claras em
neve delicadamente.
4. Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe com o açúcar cristal.
5. Forre o fundo da forma com metades de morangos, colocando o lado
não cortado para baixo.
6. Em seguida, despeje a massa. Coloque em forno médio por uns
20 minutos.

Cobertura
1. Corte a barra de chocolate em pedaços e coloque no forno de microondas por 2 minutos para derreter.
2. Depois de derretido, misture o creme de leite. Derrame por cima do
bolo
http://www.colmagno.com.br/culinaria/receita203.htm

terça-feira, 12 de julho de 2011

Receita pra se Comer Queijo


Imagem do Google

Rubem Alves

A Adélia Prado me ensina pedagogia. Diz ela: “Não quero faca nem queijo; quero é fome”. O comer não começa com o queijo. O comer começa na fome de comer queijo. Se não tenho fome é inútil ter queijo. Mas se tenho fome de queijo e não tenho queijo, eu dou um jeito de arranjar um queijo...
Sugeri, faz muitos anos, que para se entrar numa escola alunos e professores deveriam passar por uma cozinha. Os cozinheiros bem que podem dar lições aos professores. Foi na cozinha que a Babette e a Tita realizaram suas feitiçarias... Se vocês, por acaso, ainda não as conhecem, tratem de conhecê-las: a Babette, no filme “ A festa de Babette” e a Tita no filme “ Como água para chocolate”. Babette e Tita, feiticeiras, sabiam que os banquetes não se iniciam com a comida que se serve. Eles se iniciam com a fome. A verdadeira cozinheira é aquela que sabe a arte de produzir fome...
Quando vivi nos Estados Unidos minha família e eu visitávamos, vez por outra, uma parenta distante, nascida na Alemanha. Seus hábitos germânicos eram rígidos e implacáveis. Não admitia que uma criança se recusasse a comer a comida que era servida Meus dois filhos, meninos, movidos pelo medo, comiam em silêncio. Mas eu me lembro de uma vez em que, voltando para casa, foi preciso parar o caro para que vomitassem. Sem fome o corpo se recusa a comer. Forçado, ele vomita.
Toda experiência de aprendizagem se inicia com uma experiência afetiva. É a fome que põe em funcionamento o aparelho pensador. Fome é afeto. O pensamento nasce do afeto, nasce da fome. Não confundir afeto com beijinhos e carinhos. Afeto, do Latim “affetare”, quer dizer “ir trás”. O “afeto” é o movimento da alma na busca do objeto de sua fome. É o “eros” platônico, a fome que faz a alma voar em busca do fruto sonhado.
Eu era menino. Ao lado da pequena casa onde eu morava havia uma casa com um pomar enorme que eu devorava com os olhos, olhando sobre o muro. Pois aconteceu que uma árvore cujos galhos chegavam a dois metros do muro se cobriu de frutinhas que eu não conhecia. Eram pequenas, redondas, vermelhas, brilhantes. A simples visão daquelas frutinhas vermelhas provocou o meu desejo. Eu queria comê-las. E foi então que, provocada pelo meu desejo, minha máquina de pensar se pôs a funcionar. Anote isso: o pensamento é a ponte que o corpo constroi a fim de chegar ao objeto do seu desejo.
Se eu não tivesse visto e desejado as ditas frutinhas minha máquina de pensar teria permanecido parada Imagine que a vizinha, ao ver os meus olhos desejantes sobre o muro, com dó de mim me tivesse dado um punhado das ditas frutinhas, pitangas. Nesse caso também minha máquina de pensar não teria funcionado. Meu desejo teria se realizado por meio de um atalho sem que eu tivesse tido necessidade de pensar. Anote isso: se o desejo for satisfeito a máquina de pensar não pensa. Assim, realizando-se o desejo, o pensamento não acontece. A maneira mais fácil de abortar o pensamento é realizando o desejo. Esse é o pecado de muitos pais e professores que ensinam as respostas antes que tivesse havido perguntas.
Provocada pelo meu desejo minha máquina de pensar me fez uma primeira sugestão, criminosa. “Pule o muro à noite e roube as pitangas.” Furto, fruto, tão próximos... Sim, de fato era uma solução racional. O furto me levaria ao fruto desejado. Mas havia um senão: o medo. E se eu fosse pilhado no momento do meu furto? Assim, rejeitei o pensamento criminoso, pelo seu perigo. Mas o desejo continuou e minha máquina de pensar tratou de encontrar outra solução: “ Construa uma maquineta de roubar pitangas”. McLuhan nos ensinou que todos os meios técnicos são extensões do corpo. Bicicletas são extensões das pernas, óculos são extensões dos olhos, facas são extensões das unhas. Uma maquineta de roubar pitangas teria de ser uma extensão do braço. Um braço comprido, com cerca de dois metros. Peguei um pedaço de bambu. Mas um braço comprido de bambu sem uma mão seria inútil: as pitangas cairiam. Achei uma lata de massa de tomates vazia. Amarrei-a com um arame na ponta do bambu. E lhe fiz um dente, que funcionasse como um dedo que segura. Feita a minha máquina apanhei todas as pitangas que quis e satisfiz meu desejo. Anote isso: conhecimentos são extensões do corpo para a realização do desejo.
Imagine agora que eu, mudando-me para um apartamento no Rio de Janeiro, tivesse a idéia de ensinar ao menino meu vizinho a arte de fabricar maquinetas de roubas pitangas. Ele me olharia com desinteresse e pensaria que eu estava louco. No prédio não havia pitangas para serem roubadas. A cabeça não pensa aquilo que o coração não pede. Anote isso: conhecimentos que não são nascidos do desejo são como uma maravilhosa cozinha na casa de um homem que sofre de anorexia. Homem sem fome: o fogão nunca será aceso. O banquete nunca será servido. Dizia Miguel de Unamuno: “ Saber por saber: isso é inhumano...” A tarefa do professor é a mesma da cozinheira: antes de dar faca e queijo ao aluno, provocar a fome... Se ele tiver fome mesmo que não haja queijo ele acabará por fazer uma maquineta de roubar queijos.

Toda tese acadêmica deveria ser isso: uma maquineta de roubar o objeto que se deseja...

Pão de Queijo Receita

enviada por Daniela Garcia

30min
5 porções

• Ingredientes
• 4 copos(americanos)de polvilho doce (500g)
• 1 colher de (sopa) fondor maggi ou sal a gosto
• 2 copos de (americano)de leite (300ml)
• 1 copo (americano) de óleo (150 ml)
• 2 ovos grandes ou 3 pequenos
• 4 copos (americano) de queijo minas meia cura ralado
• óleo para untar
• Tabela de conversão de medidas Imprimir lista de compras Adicionar ao
meu livro Mais receitas
como esta

• Modo de Preparo
1. Colocar o polvilho em uma tigela grande
2. à parte, aquecer o fondor, o leite e o óleo
3. Quando ferver escaldar o polvilho com essa mistura, mexer muito bem para desfazer pelotinhas
4. Deixe esfriar
5. Acrescentar os ovos um a um, alternando com o queijo e sovando bem após cada adição
6. Untar as mãos com óleo, se necessário
7. Enrolar bolinhos de 2 (cm) de diâmetro e colocá-los em uma assadeira untada
8. Levar ao forno médio (180º), pré-quecido
9. Assar até ficarem douradinhos

http://tudogostoso.uol.com.br/receita/2228-pao-de-queijo-mineiro.html



Imagem do Google


Pão de queijo de liquidificador
Massa
1 xícara (chá) de leite
3 xícaras (chá) de polvilho doce
3 unidade(s) de ovo
3/4 xícara(s) (chá) de óleo de soja
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de parmesão ralado
Massa
Bata tudo no liqüidificador todos ingredientes exceto o queijo , depois misture (sem bater) com uma colher a xícara de chá de queijo. Coloque em forminhas untadas com óleo, polvilhe queijo ralado e leve ao forno bem quente até ficar dourado.


http://cybercook.terra.com.br/pao-de-queijo-de-liquidificador.html?codigo=5282

Samba da Minha Terra


Diogo Nogueira


Imagem do Google


Vazio

(está Faltando Uma Coisa Em Mim)
Está faltando uma coisa em mim
E é você amor, tenho certeza, sim
Nossos momentos foram algo mais
Sem eles hoje eu não tenho paz

Eu vou parar num canto
E me perguntar se vai compensar
Todo esse pranto que carrego
E eu nego que eu dou
Ah! Esse amor...
Está fazendo tanta falta no meu mundo
Vou me perguntar: está?

Está faltando uma coisa em mim
E é você amor, tenho certeza, sim
Nossos momentos foram algo mais
Sem eles hoje eu não tenho paz

Eu não sou de aço
Pois o laço forte,
Um convívio bom tem seu lugar
E, como a vida passa,
Me resta somente tomar a decisão
De levantar o pano do meu barco
E navegar juntinhos

Está faltando uma coisa em mim
E é você amor, tenho certeza, sim
Nossos momentos foram algo mais
Sem eles hoje eu não tenho paz

Eu vou parar num canto
E me perguntar se vai compensar
Todo esse pranto que carrego
E eu nego que eu dou
Ah! Esse amor...
Está fazendo tanta falta no meu mundo
Vou me perguntar: está?

Está faltando uma coisa em mim
E é você amor, tenho certeza, sim
Nossos momentos foram algo mais
Sem eles hoje eu não tenho paz

Eu não sou de aço
Pois o laço forte,
Um convívio bom tem seu lugar
E, como a vida passa,
Me resta somente tomar a decisão
De levantar o pano do meu barco
E navegar juntinhos

Está faltando uma coisa em mim
E é você amor, tenho certeza, sim
Nossos momentos foram algo mais
Sem eles hoje eu não tenho paz...

http://www.vagalume.com.br/diogo-nogueira/vazio-esta-faltando-uma-coisa-em-mim.html#ixzz1RvT9nTxh

domingo, 10 de julho de 2011

O Samba Bate Outra Vez - Vander Lee - Zé da Guiomar

Amy Winehouse
-

Fotos do Google


Inspiração


--
A Preparação para sambar a noite Inteira
--


Já no Samba




Eu e o Tutti Maravilha (Apresentador do Programa Bazar Maravilha - Programa de Música Brasileira, de segunda a sexta de 14:00h as 16:00h -na Rádio Inconfidencia - Belo Horizonte - MG)




Vander Lee - Show Lado Bamba




Galo e Cruzeiro
Vander Lee
Composição: Vander Lee
Minha Preta não fala comigo
desde primeiro de janeiro
Ela me deu a mala eu fui dormir na sala,
fiquei sem dinheiro
Não tem mais feijoada, nem vaca atolada,
rabada ou tropeiro
Já fez greve de cama diz que não me ama,
quebrou meu pandeiro
Na hora do cruzamento, ela deu impedimento
ou falta no goleiro
Pra aumentar meu tormento, meu irmão,
eu sou Galo e ela é Cruzeiro
Caí de centro-avante, pra médio-volante,
agora sou zagueiro
No último domingo ela foi jogar bingo
e eu fiquei de copeiro
Ela fala, eu me calo, ela canta de galo
lá no meu terreiro
Ela apita esse jogo, ela é quem bota fogo
no nosso palheiro
Ela finge que não, mas no seu coração
ainda sou artilheiro
Só faz isso porque, meu irmão,
eu sou Galo e ela é Cruzeiro
Ela finge que não, mas no seu coração
ainda sou artilheiro
Só faz isso porque, meu irmão,
eu sou Galo e ela é Cruzeiro.




Depois do Samba - Exausta mais feliz.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...