quinta-feira, 26 de abril de 2012

Viver na Espanha


Juro que ainda não ouvi reclamações de estrangeiros que um belo dia decidiram mudar e vir morar na Espanha.
É claro que a crise econômica que assolou o mundo ainda prejudica muito a Espanha: faltam empregos para espanhóis e para estrangeiros. E a política espanhola anda de mal com seus cidadaos. Mas a Espanha, de forma geral, tem inúmeras coisas boas para oferecer para todos.
É um país extremamente seguro e com alta qualidade de vida. Tem o 9º PIB mais elevado do mundo e 15º Índice de Desenvolvimento Humano do mundo. É um país com excelente comunicação entre cidades e regiões e reúne praias, montanhas de ski e ilhas mundialmente famosas.
custo de vida não é alto como na França ou na Itália e o salário médio em tempos de crise gira em torno de 1.200 eurípides.
Espanha se divide em 17 Comunidades Autônomas e em duas cidades autônomas: Ceuta e Melilla. Cada região é conhecida dentro da Espanha por algo específico. A Galícia, por exemplo, é famosa pelos bons peixes. Astúrias pelo leite. La Rioja pelo vinho. Extremadura pelos bons jamons e similares.




Apesar de toda a bagunça que teve há cerca de 2 anos sobre a dificuldade de entrar na Espanha, a coisa não é tão complicada. Basta atender a todas as exigências normais da Imigração Espanhola. Aqui há muitos imigrantes e somos todos muito bem tratados pelo povo espanhol. Há centros de cultura, eventos e datas especiais referentes a outros países.
- Moradia e Gastos
Há várias maneiras de conseguir um lugar para viver na Espanha. Embora seja a capital, viver em Madrid é mais barato do que viver em Barcelona. E depois, por lógica, quanto menor a cidade, mais barato é viver lá. Como vivo em Madrid, sei mais do que é viver aqui.
É super comum pessoas que nunca se viram na vida dividirem um apartamento. Os anúncios podem ser encontrados nos jornais, na internet e nos postes cidade a fora. Um apartamento sem muito luxo dividido com outras duas ou três pessoas custa em média 400 euros por mês. Como em todo lugar, quanto mais longe do centro, mas barato o aluguel.
Um supermercado básico, sem muitas extravagâncias te leva embora 25 euros por semana, em média.
É possível se divertir em Madrid diariamente, sem ter que procurar muito. Há uma quantidade absurda de bares e sair de festa, como se diz aqui, não te leva tantos euros assim. Uma noite num bar, voltando pra casa consciente, sem tropeçar nos próprios pés, te faz voltar pra casa 15 euros mais pobre, em média.
Para entrar nas boates mais caras, você gasta cerca de 18 euros com uma ou duas bebidas. Mas as boates também têm diversas listas que te permitem entrar de graça ou pagando menos.
Comprar em Madrid é melhor em épocas de rebajas, quando o preço das coisas caem até 70%. Aproveite para comprar em julho, agosto, janeiro e fevereiro.
Madrid pode ser feita quase toda a pé. Mas o metrô e os ônibus aqui funcionam muito, muito bem. E pra quem vai viver aqui, o ideal é comprar um Abono Transporte. 

http://feriadopessoal.wordpress.com/espanha/viajar-pela-europa/




Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia!

Moro no Brasil e estou pensando em ir morar na Espanha, eu tenho familia em Verin e gostaria de saber se você sabe sobre como arrumar emprego ou se você poderia me ajudar, mesmo que seja em Madrid. O mais interessante seria pelos lados de Verin pois economizaria com moradia, mais se tiver alguma coisa por Madrid tambem aceito.

Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...