segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Como calcular a quantidade de comes e bebes para sua festa


Não há nada pior do que você levar um tempão sonhando com aquela festa e no dia ela se tornar um verdadeiro pesadelo, pois faltou comida ou bebida.
Para que sua festa dê certo é preciso atenção em todos os detalhes, principalmente no que servir. Pensando nisso, estou trazendo para vocês algumas dicas importantes para que você consiga calcular quanto você precisa de comida e bebida para sua festa.

Uma informação importante além da quantidade de convidados é o tempo de festa e a idade dos convidados, pois essas informações fazem toda a diferença. 
Jovens, comem e bebem mais do que mulheres,
idosos e crianças.
Cada 2 crianças equivalem a 1 adulto;
Festas com longa duração aumenta-se a quantidade de comida e bebida
Salgadinhos
·                Calcule 5 a 8 salgadinhos por pessoa se houver almoço ou jantar em seguida.
·                Calcule 12 salgadinhos ou canapés por pessoa se houver apenas um prato quente em seguida (coquetel + prato quente.
·                Calcule aproximadamente 150 gramas de massa por pessoa se for servi-la como acompanhamento e 200 gramas se for servi-la como prato principal.
·                Calcule 120 gramas de frutas e vegetais por pessoa.
·                Calcule aproximadamente 200 gramas de carnes ou peixes por pessoa em um almoço ou jantar onde haverá outros pratos.
·                Calcule 50 gramas de arros por pessoa. Quando cozido o arroz triplica o seu peso, ou seja, 50 gramas de arroz cru equivale a 150 gramas de arroz cozido.
·                Uma fôrma de 22 cm de diâmetro de torta salgada ou doce serve 10 pessoas.
Se você fizer uma festinha com salgadinhos e docinhos somente para adultos calcula-se: 15 salgados e 7 doces por pessoa. Se a festa for infantil calcula-se 6 salgadinhos, se houver outros quitutes como pizza, cachorro quente e 5 docinhos por convidado. Geralmente as confeitarias vendem o cento dos quitutes e os valores variam de acordo com o tipo que você preferir ? podem ser sortidos, fritos, folhados, doces tradicionais, caramelados ou glaceados.
Bolos e Doces
Se a festa tiver bolo, que em festa de criança não pode faltar, o cálculo é uma fatia grossa por pessoa (60 gramas), levando em consideração que há pessoas que não comem e há quem pede bis. 
Calcule 5 a 7 docinhos por pessoa.
Em relação as sobremesas, o ideal é fazer com que cada sobremesa de para todos os convidados.
Churrasco
Caso você opte por fazer um churrasco, as quantidades são quase um padrão, utilizadas pela maioria dos assadores. Calcula-se 400g de carne por pessoa (se forem só adultos), mas se o churrasco tiver acompanhamentos como saladas e pãozinho com alho vai sobrar menos apetite para saborear as carnes. 
Se no seu churrasco tiver três tipos de carne, o exemplo de cálculo fica assim: 100g de linguiça, 200g de costela de porco e 100g de picanha, totalizando 400g. Se crianças também forem comer, é aconselhado um acompanhamento como arroz, batata, polentinha frita ou pastelzinho. 
Fingers Foods
Àqueles que preferirem servir finger foods (comidas servidas em pequenas porções), recomenda-se 18 unidades salgadas e 6 doces por pessoa. Em um jantar completo cada pessoa consome cerca de 250g na entrada, no prato principal calcula-se 150g de carboidrato e 250g de proteína e de sobremesa 200g. 
Coffe Breaks
Em eventos longos que pedem coffe breaks, o ideal é não servir muita quantidade por pessoa. Usualmente, há variedade em bebidas (sucos, chás, cafés, refrigerantes) e de comidas (bolachinhas, biscoitos, minissanduíches, salgadinhos variados, minipães, bolinhos), mas tudo em pequenas quantidades, já que cada convidado seleciona o que mais lhe apetece. Então calcula-se 200ml de bebida/pessoa e de 4 a 5 unidades de salgados, mais 2 a 3 unidades de doce/pessoa.
Bebidas
Quantidade de bebida padrão para um evento de quatro horas:
- 400 ml de refrigerante por pessoa no inverno e 600 ml de refrigerante por pessoa no verão- 800 ml de cerveja por pessoa- 200 ml de água por pessoa- Vinho ou espumante se não houver cerveja ? calcule ½ garrafa por pessoa- Vinho ou espumante se houver cerveja ? calcule 1 garrafa para cada 5 pessoas - diminua a cerveja para 600 ml- Whisky ? 1 garrafa para cada 50 pessoas- Coquetel de frutas ? 4 litros para 50 pessoas
Descartáveis
Em relação aos copos é importante se calcular de 2 a 3 por pessoa, no caso dos de vidro, e de 4 a 5 se forem de plástico. Os copos de vidro devem variar entre tulipas, taças, copos para refrigerante e água, flutes e etc.
Pratinhos, calcula-se pelo número de convidados mais 10% excedente e guardanapos cinco vezes o número de convidados.


http://vilamulher.terra.com.br/receitas/como-calcular-a-quantidade-de-comes-e-bebes-para-sua-festa-9-7092350-2060-pf-dricapeccini.html



Imagens Google

2 comentários:

Maria Marta Marques disse...

Oi, dicas bem uteis para não haver desperdicio,vim aqui também para te convidar a participar do sorteio que ta rolando lá no meu blog , são gostosuras da Santa Edwiges, te espero por lá .bjs
Marta
artesminhas-marta.blogspot.com.br

Maria Marta Marques disse...

uiuiOi, dicas bem uteis para não haver desperdicio,vim aqui também para te convidar a participar do sorteio que ta rolando lá no meu blog , são gostosuras da Santa Edwiges, te espero por lá .bjs
Marta
artesminhas-marta.blogspot.com.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...