domingo, 6 de maio de 2012

Fazendo requeijão em casa


Fazendo requeijão em casa
Ações revolucionárias e sustentáveis, passam pelo repensar o consumo! Produzir nossos alimentos, seja numa horta, seja fazendo comida caseira “em casa”, deixando de consumir majoritariamente o que a indústria nos fornece são algumas destas ações. Simples e eficaz! Também resgatam o prazer de se estar em grupo e fazer a comida para e com as pessoas que amamos. Hoje em dia, achar um alimento sem conservantes, corantes, estabilizantes, e outras coisas é muito difícil. Retomar o fazer você mesmo, com receitas tradicionais, ou novas, usando ingredientes in natura, ou o mais próximo que conseguimos é um grande passo. Para quem quiser ir além, sugerimos livros da grande Sonia Hirsch. A postagem de hoje é sobre isto, fazer em casa! Vamos fazer requeijão!

Temos pessoas queridas morando fora do Brasil, e uma das coisas que sentem muitas saudades é do requeijão- lembranças de infância… Assim, ainda no verão, buscamos receitas de como fazer requeijão usando o básico, que pode ser achado em qualquer lugar. A partir desta pesquisa, fomos experimentando e aprimorando a receita. Uma das grande coisas disto foi fazer um requeijão que se sabe o que tem dentro.

Como temos o Diego e Ilse lá de São Pedro nos ajudando e eles tem vacas leiteiras, compramos o leite diretamente da produtora, ou seja, leite integral e  fresco. As fotos abaixo foram do requeijão que fizemos neste fim de semana.
Ingredientes:
2 litros de leite (em saquinho ou leite de um produtor conhecido)
1/2 copo de vinagre ou suco de limão
3 colheres de sopa creme de leite ou nata
2 colheres de sopa manteiga (deixá-la mole ou derretida)
sal
1/2 copo de leite fervido
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Modo de fazer:
Separe um copo de leite e coloque para ferver.

Em seguida coloque numa panela grande os 2 litros de leite e acrescente o vinagre, misture bem e coloque no fogo. O Vinagre irá fazer o leite talhar, ou seja, separa o soro da parte sólida (ricota fresca), como mostra a foto abaixo.

Depois de coalhar bem o leite, separe, usando uma peneira, o soro da ricota. O soro pode ser dados para os cachorros, que gostam muito dele!
Lave a ricota, para que ela perca todo o azedinho do processo. Passe novamente na peneira, para ficar sem nenhum líquido, apenas a ricota lavada.

Coloque num liquidificador a ricota lavada , azeite, creme de leite , manteiga e sal. Não coloque todo o leite, pois ficará muito líquido. Ligue o liquidificador e vá colocando o leite aos poucos, acompanhando a textura. Vai se formando um creme com aparência bem lisa e homogênea.

Na foto abaixo, a aparência do creme já pronto. Experimente o sal, e dose a gosto.

Depois é só colocar em vidros limpos e bem fechados e guardar na geladeira.

Como não tem conservantes, depois de aberto o vidro o consumo deve ser em uma semana. Já vimos que sem abrir o vidro, ele resistiu bem por duas semanas.

Esperamos que gostem! Pode ser consumido como requeijão em pães, torradas, com goiabada, mas também vai bem se misturado com azeite de oliva, páprica para molho de salada!

http://yvypora.wordpress.com/2012/05/06/fazendo-requeijao-em-casa/#more-2589
  • http://yvypora.wordpress.com/category/permacultura/receitas/

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...