terça-feira, 1 de maio de 2012

Renascimento



Eu passei uns seis meses, talvez, lendo esse livro, aos poucos, refletindo sobre suas ideias, tentando repetir seus exercícios, sublinhando dezenas e dezenas de frases maravilhosas. Acho que ele, juntamente com a meditação e fisioterapia fizeram uma revolução em meu organismo. As dores que eu tinha no pescoço praticamente sumiram. Dores musculares principalmente emocionais. Cada pessoa tem um local ou mais em seus organismo onde as emoções se alojam e incomodam de forma mais intensa, dependendo também da personalidade de cada indivíduo. Em mim, é na região do pescoço, mas como o corpo se comunica, isso acaba refletindo em outras áreas da musculatura. Enfim, o fato é que ‘Respiração, angústia e renascimento’, do meu mestre José Ângelo Gaiarsa, foi o livro mais importante que li em 2011 e um dos mais em toda a minha vida. É o tipo de livro que tenho vontade de comprar milhões – se dinheiro eu tivesse o faria – e sair distribuindo.
Eu não vou tentar esmiuçar cada capítulo ou tópico presente na obra, porque se tornaria maçante, claro, mas tentar dar um apanhado geral sobre o conteúdo por meio de frases que destaquei e que para mim foram muito importantes. De forma abrangente, o livro de Gaiarsa é sobre a importância da respiração para o bom funcionamento físico e psicológico da pessoa. Pessoal, nunca pensei que a respiração fosse tão poderosa, tão fundamental, tão determinante, que pudesse mudar formas de pensar, que pudesse agir na mente de alguém promovendo um verdadeiro renascimento! Nascemos de novo, quebramos os preconceitos, vivemos melhor com o que temos, não nos tornamos reféns da sociedade, das cobranças sociais. Nos tornamos donos de si,  das nossas escolhas. Eliminados a chamada “educação” repressora e passamos a ser nós mesmos.
Gaiarsa morreu aos 90 anos, 16 de outubro de 2010, e deixou livros lindos
Talvez não seja possível para alguém sozinho chegar a essa iluminação pessoal, mas o texto nos conduz, nos mostra caminhos, e com certeza muda a forma de pensar, nos faz buscar meios para nos sentirmos melhor. Não tenho dúvidas de que este livro, tal qual uma força divina, operou em meu corpo e mente e me fez ficar mais forte e livre.
E para quem ainda não sabe, Freud não explica tudo, embora tenha aberto caminhos. Quem começa a ler psicologia descobre que o pai da psicanálise desprezou o que Reich, por exemplo, desvendou. Como disse Gaiarsa, e isso é algo bem certo, o homem freudiano não tem tórax. Aliás, parece que o homem freudiano tampouco tem cabeça.
Algumas frases importantes
…toda e qualquer atitude crônica contém em si, inerentemente, inibições respiratórias específicas a serem descobertas e desfeitas…
…a causa imediata da angústia é a respiração. O remédio imediato está em acertar a respiração…
Todo o desejo vivo que não se realiza morre de asfixia, que é o processo fisiológico da repressão emocional.
Uma boa mãe sabe dar e fazer na hora certa, como sabe – ou aprende – a negar e exigir em outros momentos.
Parece clara a existência de um grande movimento psicossomático de reorganização de atitudes (dores no corpo), cujo sentido geral parece ser “livrar-se de uma porção de coisas íntimas ou internas” (vômito e diarreia).
Desde pequenos ouvimos, de todas as instâncias ditas pedagógicas, uma porção de regras e “verdades” altamente discutíveis, que apesar disso nos são apresentadas como verdades sagradas. Elas têm a seu favor a adesão de quase todos, que repetem as mesmas coisas. Essas “verdades” e regras influem bastante sobre nós.
…a primeira regra da sabedoria: fale as coisas como elas vêm à mente; não se preocupe inicialmente com a gramática, tampouco com a lógica. Fale livremente.
Quem está sendo estrangulado não consegue pensar em mais nada (essa frase teve muito a ver com as dores no meu pescoço)
Ele (Reich) mostrou para quem quisesse ver que o “inconsciente” de mestre Freud está inteiro no corpo ou simplesmente é o corpo…
Todos vigiam e controlam a todos para que ninguém faça o que todos gostariam de fazer – essa é a ansiedade do mundo – a de todos e de cada um.
A ansiedade é o fundamento único de toda a patologia psicossomática.
Re-spir-a tem a mesma raiz latina de e-spír-ito. SPIR significa “que sopra”, “vento”.
Alma. O termo provém do hebraico e significa “sopro”, “hálito”.
É isso, pessoal. Quem quiser um aprofundamento vai precisar ler o livro. Garanto que não será em vão. Um livro lindo e fundamental e que nos ensina a ganhar vida por meio do espírito, por meio da respiração.


O que é Renascimento.~

“Tem sido possível confirmar repetidamente a observação de Wilhelm Reich de que as resistências e defesas psicológicas usam os mecanismos de restringir a respiração. A respiração ocupa uma posição especial entre as funções psicológicas do corpo. É uma função autônoma, mas também pode ser facilmente influenciada pela vontade. Aumente a quantidade e profundidade da respiração, especialmente se libertando das defesas psicológicas, e se conduza à libertação e à saída da inconsciência.”                                                  Stanislav Grof 

O Renascimento – Terapia da Respiração é um simples e poderoso instrumento de limpeza e cura física e emocional.


http://sandrocaldas.wordpress.com/2011/12/28/respiracao-angustia-e-renascimento/ 


@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@



O que é Renascimento?
Renascimento também chamado Terapia da Respiração Consciente é uma técnica simples e poderosa que nos ajuda a trazer mais consciência, totalidade e liberdade para a vida. É um processo profundo de auto-investigação e de crescimento pessoal, que pretende clarear e eliminar os bloqueios e tensões que contraímos no corpo desde o nascimento e infância até a vida adulta. Estas experiências dolorosas originaram condicionamentos e formas de funcionar limitantes que nos aprisionam e nos impedem de sermos autênticos e totais.

A Respiração Consciente usada no Renascimento é um reaprender a conectar a inalação e exalação, em um ritmo amplo e relaxado, que refresca o corpo e a mente, e distribui generosa e abundantemente a energia vital para todo ele. Este processo limpa o sistema nervoso e o sistema circulatório, nutre as células e os órgãos, equilibra e cura nossa mente, nosso corpo e o nosso espírito, integrando-os.

“Nossos sentidos nos põe apenas em contato com nossa mente, mas nossa consciência nos põe em contato direto com nosso coração, com os nossos sentimento. E disso é que temos medo. Por isso. muitos de nós vivemos para fora, no mundo da mente, no mundo do tempo, revivendo o passado e preocupados com o futuro. No Renascimento atingimos a dimensão do não-tempo, do presente e nos conectamos com a repentina delícia e beleza de simplesmente SER!”

Entrevista com A.Ramyata
1.O que é Renascimento e qual a sua origem?
Ramyata: Renascimento é uma técnica que utiliza conscientemente o processo respiratório para promover a diluição de bloqueios e tensões que contraímos no corpo desde o nascimento. Desde que nascemos, e às vezes dentro do útero, não somos incentivados a sermos totais, a nos expressarmos espontaneamente, muito pelo contrário, desde pequenos “aprendemos” que se nos comportarmos de “certa maneira”, se não expressarmos o que somos e sentimos seremos aceitos, pelos pais, professores e/ou grupo social. O que acontece é que tudo isto que não expressamos vai sendo contraído no corpo.

Na década de 70 o norte americano, Leonard Orr desenvolveu uma técnica chamada Rebirthing (Renascimento), também conhecida no Brasil como Terapia da Respiração Consciente que nos ajuda a liberar estes bloqueios, tensões e contrações. Foi constatado que cada ser humano respira de forma diferente, segundo padrões de condicionamentos desenvolvidos a partir do nascimento e da infância. Esses padrões indicam com acuidade os bloqueios emocionais e as limitações no nível de comportamento e expressão criativa que nos afetam.

2.Existem várias técnicas terapêuticas que utilizam a respiração, em que o Renascimento se difere das demais.
Ramyata: Muitas correntes terapêuticas de abordagem corporal têm centrado suas pesquisas no ciclo respiratório, definindo sua importância como chave primordial na busca de maior equilíbrio e bem estar na vida. O Renascimento é uma destas técnicas. É a técnica que experimentei e transformou minha vida, por isso resolvi me especializar nela... para mim o Renascimento é uma técnica simples, poderosa e que “funciona” no sentido de propiciar uma transformação concreta na vida das pessoas que a experimentam.

3.Como acontece a expansão de consciência através do Renascimento?
Ramyata: Todas as resistências, memórias .... tudo o que nós contraímos até então, nos fazem fechar para a vida. A magia do Renascimento está em podermos entrar em contato com estes sentimentos limitantes e descontrairmos, liberarmos. Ao fazer isto entramos cada vez mais em contato com o nosso ser, com a nossa essência ... conseqüentemente vivemos uma vida mais consciente, mais real, mais focada no aqui e agora.

4.O processo terapêutico do Renascimento permite promover que tipo de mudanças?
Ramyata: É uma experiência de se abrir para a vida e tudo o que é contrário a isto, quer no nível físico (tensões no corpo, dores), emocional (sentimentos e emoções não expressas) e mental (memórias e lembranças traumáticas) vem à tona para ser dissolvido, expandido, curado.

5.É possível através desta técnica ter consciência de traumas ou situações bloqueadas da vida no útero?
Ramyata: Sim, como já falei acima, tudo o que foi contraído vem à tona para ser liberado. Sabemos hoje, que já dentro do útero o bebê recebe tudo o que a mãe sente. Se a mãe rejeitou a gravidez, se teve uma gravidez conturbada o bebê também experimentou isto. 

3 comentários:

Vinil Digital disse...

Olá, Nice! Adorei sua visita ao meu blog e respondi ao seu comentário. Jamais vou me chatear com alguém que quer passar algo de útil para as pessoas. Acho esse livro de Gaiarsa muito importante. Ele realmente foi um homem iluminado e deixou muitos textos bonitos, que precisamos ler e refletir.
Vou visitar sempre seu espaço e espero que também me faça visitas constantes.
Notei que você também gosta de pinturas. Eu estou começando a pintar agora, mas convido você a fazer uma visita ao meu flickr, onde coloco as fotos dos meus trabalhos. Passa lá se puder. Eu vou gostar muito. O link é: www.flickr.com/sandrocp
Grande beijo!

Minha Casa - meu corpo disse...

Muito obrigado, Nice! Pode copiar à vontade! Fiquei muito feliz com sua visita! Acho esse livro muito importante. Pelo menos foi para mim. As pessoas podem viver melhor, bastam ir atrás do conhecimento. Esse livro me deu muito, muito mesmo. Ainda não fiz a técnica do renascimento e não sei se aqui em Salvador vou encontrar profissionais que façam. Bom, ainda não procurei. Me senti honrado por você colocar meu texto em seu blog. Vou visitá-lo. Grande beijo e volte sempre!!!!!!

Minha Casa - meu corpo disse...

Obrigada, Sandro pelo carinho...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...